O curso Smart City Expert  abordará conceitos técnicos e práticos (aplicados) de como a inovação e a tecnologia são capazes de auxiliar na governança pública, na infraestrutura, na mobilidade urbana, nos serviços públicos, na economia, na geração de empregos, na arrecadação do município e no processo de transformação social, culminando em maior qualidade de vida para os cidadãos.  O curso também contará com os principais profissionais relacionados ao tema de cidades inteligentes no Brasil e no mundo e traduz ações práticas de cidades inteligentes para cidades de todos os portes, respeitando suas nuances políticas, econômicas, sociais, ambientais e culturais.

Objetivo: Permitir que gestores públicos e profissionais interessados no tema se tornem especialistas em todos os aspectos de uma cidade inteligente, e estejam aptos a compreender e elaborar projetos que envolvem as esferas social, ambiental, econômica, tecnológica e de infraestrutura.

Público-alvo: Gestores e servidores da administração pública de âmbito municipal, estadual e federal dos poderes executivo, judiciário e legislativo, empresários, profissionais autônomos, acadêmicos, representantes do terceiro setor, entidades de classe e interessados em geral.

Conteúdo do curso

11 cursos neste pacote

Módulo 1 | Transformando cidades tradicionais em Smart Cities: gestão, governança e economia

Módulo 1 | Transformando cidades tradicionais em Smart Ci...

Introdução ao Módulo 1: Transformando cidades tradicionais em Smart Cities: gestão, governança e economia

15, 16, 22 e 23 de julho 2020

O desenvolvimento de uma cidade mais inteligente começa por um bom planejamento, e passa pela gestão e governança dos processos que uma smart city exige. A análise da economia é fundamental para saber quais são os desafios, oportunidades, e prioridades de ações que envolvem gestão econômica, de serviços públicos, participação cidadã e uso da tecnologia para gerar eficiência nas operações e aumentar a qualidade de vida dos cidadãos.

Objetivos do Módulo: Permitir que o gestor público possa iniciar um processo de transformação digital e de governança no Município ou em uma Secretaria específica a partir de conceitos de tecnologia, eficiência de processos, coleta de dados e governança digital.

Conteúdo Programático: Conceitos e fundamentos de inovação aplicada ao planejamento urbano, base para a transformação de Smart Cities. Conceitos, indicadores e desafios relacionados ao cenário urbano brasileiro. Procedimentos, mecanismos e ferramentas para transformação de uma cidade tradicional em Smart City. Ferramentas e conceitos de Governança 4.0 e da nova democracia urbana. Conceitos e aplicabilidade de gestão inteligente para as cidades - digitalização, sensorização, Big Data, Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e Internet das Coisas (IoT) – em serviços urbanos e utilities. Metodologias e conceitos para aplicação da nova economia urbana das Smart Cities. Casos brasileiros e internacionais de cidades inteligentes.

Palavras-chave: Governança, Planejamento, Gestão, Economia, Eficiência, Eficácia e Tecnologia.

Módulo 2 | Cidades 4.0: o papel dos poderes municipal, estadual e federal e a interação com a população

Módulo 2 | Cidades 4.0: o papel dos poderes municipal, es...

Introdução ao Módulo 2: Cidades 4.0: o papel dos poderes municipal, estadual e federal e a interação com a população

12, 13, 19 e 20 de agosto 2020

Como as cidades 4.0 constroem uma relação direta com a população levando em consideração os poderes municipal, estadual e federal. Desburocratização e transparência são as diretrizes essenciais para se construir governos abertos e ágeis na resolução de problemas e atendimento à população, em especial às pessoas com maiores necessidades sociais. A interação entre os poderes municipal, estadual e federal é essencial para que se possa destinar adequadamente recursos para as necessidades das cidades.

Objetivos do Módulo: Permitir que o gestor público possa iniciar um processo de transformação digital e de governança no Município ou em uma Secretaria específica a partir de conceitos de tecnologia, desburocratização para eficiência dos processos públicos, aumento da coleta de dados com qualidade, governança digital, para que possa atingir uma relação mais direta com o cidadão.

Conteúdo Programático: Conceitos e fundamentos de democracia, compreendendo os avanços de tal termo no ambiente político e na realidade das cidades. Conceito de democracia participativa como forma de suplantar a crise de representatividade dos anos 90 do século XX, com destaque para ferramentas de participação popular na realidade das cidades para efetivar aspecto central de uma Cidade 4.0, a saber, a efetivação de um sentimento democrático associado à construção conjunta da realidade. Conceitos estratégicos de responsabilidade e pertencimento como chaves para a democracia enquanto valor norteador. Conceitos constitucionais de federalismo e responsabilidades das esferas de poder na realidade local, com ênfase em princípios constitucionais, leis de planejamento urbano e documentos internacionais com objetivos de consolidar valores fundamentais nas realidades das cidades com base no envolvimento dos cidadãos e cidadãs.

Palavras-chave: Cidade 4.0, Poder público, interação com cidadão, desburocratização, investimentos, governança, gestão pública ágil, Compliance, governo aberto.

Módulo 3 | Mobilidade Urbana Sustentável: Novos Modelos

Módulo 3 | Mobilidade Urbana Sustentável: Novos Modelos

Introdução ao Módulo 3: Mobilidade Urbana Sustentável: Novos Modelos

16, 17, 23 e 24 de setembro 2020

Descrição: A mobilidade urbana é um dos temas mais importantes dentro do contexto de cidades inteligentes. Cidades brasileiras e de todo mundo sofrem com uma grande pressão nos meios públicos de transporte, além de estarem altamente saturadas com veículos a combustão. A mobilidade deve ser vista como um misto entre um bom planejamento urbano e bom uso de todos os modais de transporte, fornecendo à população opções e serviços de qualidade baseado em novos modelos.

Objetivo: Trazer insights sobre os novos modelos de mobilidade urbana sustentável, integrando mobilidade elétrica, micro-mobilidade, integração de modais, entre outros fatores.

 

Conteúdo Programático: A disciplina tem como finalidade proporcionar conhecimentos técnicos e acadêmicos sobre mobilidade urbana sustentável. Definição de mobilidade sustentável e seus eixos estruturais para as cidades inteligentes.  Planejamento urbano focado no transporte público e eficiente, mobilidade ativa, acessibilidade, segurança viária, tecnologia e meio ambiente. Impacto dos deslocamentos na economia, no meio ambiente, na saúde e qualidade de vida da população. Transporte urbano motorizado e não-motorizado e o papel do cidadão inteligente no desenvolvimento sustentável. Modelos de projetos nacionais e internacionais de sucesso aplicados para uma mobilidade sustentável. A evolução da mobilidade sustentável nas cidades inteligentes: necessidades, barreiras e desafios de resiliência.

Palavras-chave: Mobilidade, Transporte Público, Eletromobilidade, Energia, Integração de Modais, Gestão de Frotas Públicas.

Módulo 4 | Cidade como Plataforma Tecnológica: Desafios da Digitalização Urbana

Módulo 4 | Cidade como Plataforma Tecnológica: Desafios d...

Introdução ao Módulo 4: Cidade como Plataforma Tecnológica: Desafios da Digitalização Urbana

21,22,28 e 29 de Outubro 2020

Cidades precisam ser transformadas em plataformas tecnológicas (City-as-a-Platform), onde tudo possa ser mensurado por meio da geração e processamento de dados que possam auxiliar os gestores na tomada de decisões mais assertiva. A partir de uma infraestrutura tecnológica, os municípios podem criar mais e melhores serviços, coletar mais dados com Internet das Coisas e usufruir da Inteligência Artificial para melhorar a eficiência das operações urbanas, otimizar a arrecadação e melhorar a qualidade de vidas dos cidadãos.

Objetivo do Módulo: Conhecer, aplicar e adaptar tecnologias disponíveis para melhorar a gestão urbana, bem como casos reais de cidades que já utilizam tecnologia como ferramenta para aumentar a eficiência da gestão pública e a melhor interação com os cidadãos.

Público-alvo: Gestores e servidores da administração pública de âmbito municipal, estadual e federal dos poderes executivo, judiciário e legislativo, empresários, profissionais autônomos, acadêmicos, representantes do terceiro setor, entidades de classe e interessados em geral.

Palavras-chave: Geoprocessamento, georreferenciamento, big data, blockchain, inteligência artificial, governança, Iot, Real Time, Open Data, Analytics, City-as-a-Platform.

 

Conteúdo programático: Introdução Smart Cities como plataformas. A inovação turbinando o desenvolvimento urbano. Economia Criativa. Economia Compartilhada. Economia Circular. Conexão, informação e inteligência. O impacto do COVID-19 na economia global. O conceito City SmartUp. As novas ferramentas no processo de digitalização das cidades. O “novo normal” urbano. A última fronteira da digitalização de cidades pelo mundo. E-Government Survey 2020. A digitalização nas cidades brasileiras. Os indicadores da ISO 37120 para universalizar o conceito de Smart City. O conceito de Digital Twins para cidades. Data Lake e Inteligência Artificial na formatação de plataformas urbanas. Benchmarking de projetos City-as-a-Platform pelo mundo.

  • 1
  • 2

Assista ao curso e aumente a performance da sua organização!


Calendário

  • Módulo 01 – Julho 2020
    (15 e 16/07, 22 e 23/07 Das 18h às 22h)
  • Módulo 02 – Agosto 2020
    (12 e 13/08, 19 e 20/08 Das 18h às 22h)
  • Módulo 03 – Setembro 2020
    (16 e 17/09, 23 e 24/09 Das 18h às 22h)
  • Módulo 04 – Outubro 2020
    (21 e 22/10, 28 e 29/10 Das 18h às 22h)
  • Módulo 05 – Novembro 2020
    (11 e 12/11, 18 e 19/11 Das 18h às 22h)
  • Módulo 06 – Dezembro 2020
    (2 e 3/12, 9 e 10/12 Das 18h às 22h)
  • Módulo 07 – Fevereiro 2021
  • Módulo 08 – Março 2021
  • Módulo 09 – Abril 2021
  • Módulo 10 – Maio 2021