Introdução ao Módulo: Cidade como Plataforma Tecnológica: Desafios da Digitalização Urbana

Módulo transverso 19/08, 17/09, 22/10 e 26/11 

Cidades precisam ser transformadas em plataformas tecnológicas (City-as-a-Platform), onde tudo possa ser mensurado por meio da geração e processamento de dados que possam auxiliar os gestores na tomada de decisões mais assertiva. A partir de uma infraestrutura tecnológica, os municípios podem criar mais e melhores serviços, coletar mais dados com Internet das Coisas e usufruir da Inteligência Artificial para melhorar a eficiência das operações urbanas, otimizar a arrecadação e melhorar a qualidade de vidas dos cidadãos.

Objetivo do Módulo: Conhecer, aplicar e adaptar tecnologias disponíveis para melhorar a gestão urbana, bem como casos reais de cidades que já utilizam tecnologia como ferramenta para aumentar a eficiência da gestão pública e a melhor interação com os cidadãos.

Público-alvo: Gestores e servidores da administração pública de âmbito municipal, estadual e federal dos poderes executivo, judiciário e legislativo, empresários, profissionais autônomos, acadêmicos, representantes do terceiro setor, entidades de classe e interessados em geral.

Palavras-chave: Geoprocessamento, georreferenciamento, big data, blockchain, inteligência artificial, governança, Iot, Real Time, Open Data, Analytics, City-as-a-Platform.

 

Conteúdo programático: Introdução Smart Cities como plataformas. A inovação turbinando o desenvolvimento urbano. Economia Criativa. Economia Compartilhada. Economia Circular. Conexão, informação e inteligência. O impacto do COVID-19 na economia global. O conceito City SmartUp. As novas ferramentas no processo de digitalização das cidades. O “novo normal” urbano. A última fronteira da digitalização de cidades pelo mundo. E-Government Survey 2020. A digitalização nas cidades brasileiras. Os indicadores da ISO 37120 para universalizar o conceito de Smart City. O conceito de Digital Twins para cidades. Data Lake e Inteligência Artificial na formatação de plataformas urbanas. Benchmarking de projetos City-as-a-Platform pelo mundo.

Networking

Faça parte da maior rede de Experts em cidades inteligentes do Brasil.

Negócios

Identifique novos segmentos de mercado, oportunidades de negócios e parcerias nos mercados ligados a cidades inteligentes.

Projetos

Torne-se um consultor para o desenvolvimento de projetos relacionados à inovação urbana, tanto no âmbito privado, quanto no público.

Conhecimento

Impulsione a sua carreira ou seu negócio utilizando novos conceitos e práticas de mercado sobre o futuro dos negócios nas cidades.