Introdução ao Módulo 1: Transformando cidades tradicionais em Smart Cities: gestão, governança e economia
15, 16, 22 e 23 de julho 2020
O desenvolvimento de uma cidade mais inteligente começa por um bom planejamento, e passa pela gestão e governança dos processos que uma smart city exige. A análise da economia é fundamental para saber quais são os desafios, oportunidades, e prioridades de ações que envolvem gestão econômica, de serviços públicos, participação cidadã e uso da tecnologia para gerar eficiência nas operações e aumentar a qualidade de vida dos cidadãos.
Objetivos do Módulo: Permitir que o gestor público possa iniciar um processo de transformação digital e de governança no Município ou em uma Secretaria específica a partir de conceitos de tecnologia, eficiência de processos, coleta de dados e governança digital.
Conteúdo Programático: Conceitos e fundamentos de inovação aplicada ao planejamento urbano, base para a transformação de Smart Cities. Conceitos, indicadores e desafios relacionados ao cenário urbano brasileiro. Procedimentos, mecanismos e ferramentas para transformação de uma cidade tradicional em Smart City. Ferramentas e conceitos de Governança 4.0 e da nova democracia urbana. Conceitos e aplicabilidade de gestão inteligente para as cidades - digitalização, sensorização, Big Data, Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e Internet das Coisas (IoT) – em serviços urbanos e utilities. Metodologias e conceitos para aplicação da nova economia urbana das Smart Cities. Casos brasileiros e internacionais de cidades inteligentes.
Palavras-chave: Governança, Planejamento, Gestão, Economia, Eficiência, Eficácia e Tecnologia.